sexta-feira, 31 de agosto de 2012

UX




        A interface de um produto/sistema/serviço é o principal meio de comunicação entre software-usuário. Experiência do Usuário, traduzido do inglês User Experience (UX), é a interação usuário-produto, é aquela pessoa que vai pensar se software vai suprir todas as necessidades do usuário? Com que velocidade é feito? Quais as dificuldades que ele encontra ao finalizar uma busca? O que cliente não deve colocar no seu site. O que pode ser melhorado, para que seja simples o produto, pois a quanto maior simplicidade menor a necessidade de suporte e menos gastos financeiros para o projeto. Para que seja a melhor experiência possível do usuário com o que lhe esta sendo oferecido e atingindo suas necessidades, fundamentado nos princípios de usabilidade e do design centrado no usuário.


        A satisfação e qualidade de algum produto para o usuário não dá para ser medida pela linguagem utilizada e sim pela facilidade que o usuário tem de interagir com a interface de um serviço, produto ou sistema. Podemos considerar como um dos principais fatores de sucesso ou fracasso de um software. Afinal todo o desenvolvimento de um produto/serviço é pra alguém, se este alguém não está satisfeito perdemos o cliente, sem clientes não há mais desenvimento, resultando em prejuízos com os quais ninguém busca.

      Dentro dos papéis de UX está o Design de Interação. Em um sistema há várias funcionalidades que são desconhecidas pelos os usuários finais, sendo qe as mesmas auxiliam a simplificar tarefas e otimizar o tempo, ou seja, o Designer de Interação preocupa-se com as relações humanas de um software, como a informação em projetos web será manipulada e transformada. Já o Arquiteto da Informação se preocupa mais com o armazenamento e distribuição das informações. Temos ainda o Web Designer, profissional com sólidos conhecimentos em HTML, CSS,JavaScript, quem domina os melhores padrões layouts e tudo para deixar a navegação mais poderosa e divertida.
Centralizar na usabilidade #ficaadica
         
Devemos levar em consideração no processo de desenvolvimento de software:


  • Importância das pesquisas de usuário para entender seu público-alvo, quais tipos e quando usá-las;
  • Importância dos testes de usabilidade utilizando protótipos de baixa ou alta-fidelidade ;
  • Definição de Personas que ajudam a conduzir o design;
  • Criação de cenários de uso para identificar e priorizar requisitos;
  • Aplicação de cenários, padrões e princípios de design para definir a melhor estrutura de interface e interações;
  • Elaboração de wireframes;
  • Integração de UX em ambientes de desenvolvimento ágil.


     Tudo isso para que a meta seja atingida: o alinhamento das necessidades dos usuários aos objetivos do seu negócio.




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